Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

1º Registro Civil de Pessoas Naturais de Paracambi: mesmo em meio a enchente que acometeu a cidade, o atendimento aos clientes não foi paralisado

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No mesmo dia das enchentes o cartório ainda realizou um registro de óbito

 

Muitas serventias do interior do estado do Rio de Janeiro sofreram com as chuvas das últimas semanas de fevereiro. O 1º Registro Civil de Pessoas Naturais de Paracambi, que funciona desde 1888, está localizado em uma galeria, na Rua Dominique Level, nº 30, ocupando as salas 1, 2 e 5, sendo uma delas um belíssimo espaço para a realização dos casamentos às quintas-feiras.

 

Com o impacto da água, alguns equipamentos foram atingidos, mas o acervo do cartório, que possui registros desde 1888, não foi afetado, devido ao cuidado do registrador civil Rodrigo Alexandre Teodoro Vilela com os livros, mantendo-os em níveis elevados e separados em um espaço específico para evitar danos.

 

Em entrevista à Arpen/RJ – Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro, o substituto Luiz Felipe Pereira Braga, que estava na serventia no dia da enchente, conta o que viu e como encontrou a serventia no dia seguinte à noite das chuvas.

 

“A chuva do dia 21 de fevereiro deixou muita lama aqui na galeria e também dentro do cartório. Quando chegamos no dia 22, graças a Deus a água já tinha baixado. Alguns equipamentos que ficam embaixo, como telefone e no break, nós perdemos. Mas graças a Deus o acervo foi preservado por estar mais elevado. Temos essa preocupação em manter o acervo em um local mais preservado”, afirma Luiz Felipe.

 

No mesmo dia das enchentes, Luiz Felipe e a equipe mantiveram o atendimento ao público, após limparem o cartório para então receberem as pessoas. “Mesmo com o caos daquele dia, ainda fizemos um registro de óbito”, conta ele, mostrando o documento.

 

A serventia possui três salas no térreo da galeria. Uma delas, dedicada aos casamentos, foi uma das mais atingidas. Durante a visita ao cartório, Luiz Felipe mostrou que a água subiu mais de um metro de altura, impactando na estrutura da janela que fica nos fundos da sala, responsável pela entrada da luz natural que realça a beleza das fotos.

 

Paracambi é uma cidade localizada na região metropolitana do estado e possui pouco mais de 50 mil habitantes. O RCPN 1ª Circunscrição 1º Distrito atua desde 28/11/1888, mantendo registros desde o século XIX, incluindo o ano bissexto em que ocorreu a abolição da escravatura. Uma joia que conserva registros históricos de pessoas da cidade de Paracambi.

 

Fonte: Assessoria de comunicação – Arpen/RJ

 

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin