Formato já é conhecido e operado pela Arpen/SP
Um novo formato para a presidência da Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen/RJ) foi aprovado na manhã desta terça-feira (05/03) pela diretoria e associados da entidade. Eles se reuniram em uma assembleia geral ordinária com o intuito de debater e aprovar a proposta de alteração do estatuto, inserindo um novo parágrafo ao Artigo 16. Esse parágrafo estabelece o rodízio entre o presidente e vice-presidentes durante o biênio.
Aprovada por unanimidade, a modificação determina que o cargo de presidente seja exercido em sistema rotativo, alternando-se a cada semestre do mandato. Os membros elencados nos itens I, II, III e IV do caput assumirão a presidência em sequência, de modo que, ao fim dos seis primeiros meses, o primeiro vice-presidente passará a ser o presidente. Este, por sua vez, assumirá a terceira vice-presidência, enquanto os demais ascenderão uma escala. Esse ciclo continuará até o término da gestão.
“Em São Paulo, já funciona dessa forma. Não estamos inventando nada. A chapa dos vice-presidentes é eleita, e a cada seis meses, os presidentes vão sendo substituídos. O objetivo é justamente que mais pessoas se disponibilizem a participar da eleição, até por ser um período mais curto”, comentou Alessandra durante a assembleia.
O estatuto será alterado e atualizado no site da entidade em breve. Alessandra Lapoente, a atual presidente da associação, concluirá seu mandato em 30 de junho. Nesse momento, o primeiro vice-presidente deverá assumir e atuar até dezembro de 2024.
Fonte: Assessoria de comunicação – Arpen/RJ