Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – A Tribuna – Cresce 3000% o número de pessoas que realizaram mudança de sexo em cartório no RJ

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O número de pessoas que efetuaram mudança de sexo em cartório experimentou um crescimento expressivo de
aproximadamente 3.000% nos últimos cinco anos. Essa ação foi legalizada no Rio de Janeiro no ano de 2018.

Conforme a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado, desde então, mais de 430 mudanças de nome de gênero de pessoas transexuais foram oficialmente registradas. Entre junho de 2018 e maio de 2019, ocorreram cinco modificações. Já entre junho do ano passado e maio deste ano, esse número atingiu 148, sendo 89 alterações para o gênero feminino e 51 para o masculino.

Para realizar o registro, não é necessário um processo judicial nem a comprovação da intervenção cirúrgica conhecida como transgenitalização.

A psicóloga Luana Souza, de 33 anos, iniciou o procedimento no cartório em janeiro de 2018 e explica como funcionou o processo. “Eu encontrei apoio na defensoria pública do Rio de Janeiro, em uma coordenação chamada Nudiversis, que cuida dos direitos das pessoas LGBT. Eles contam com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social… Eles produzem documentos técnicos para as ações judiciais, e aí eles encaminham para a defensoria pública. Depois de um tempo, o nosso documento é deferido, e a gente já pode ir no cartório para fazer a entrada nas documentações, totalmente isento de taxas para a mudança do sexo nos nosso documentos.”

Fonte: A Tribuna

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin