Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – BandNews FM – Cartórios do RJ registram aumento de 28% nos casamentos nos 10 primeiros meses de 2021

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O aumento das cerimônias coincide com o avanço da vacinação contra a Covid-19

 

 

Por Gustavo Sleman, às 20:50 – 15/11/2021

 

 

Após queda em 2020, o número de casamentos no Rio de Janeiro volta a crescer nos dez primeiros meses de 2021. Segundo levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil, neste ano, já foram realizados 57.842 matrimônios em cartórios de todo o estado, contra 45.120 em 2020.

 

 

De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados administrada pela entidade, a tendência de alta começou a ser verificada em março, quando os casamentos daquele mês ultrapassaram os que foram registrados no mesmo período do ano anterior, que marcou o início da pandemia no país. Já o maior crescimento percentual se deu de abril para maio, quando os casamentos aumentaram 20%.

 

 

A manicure Daniele Aguiar faz parte desse aumento. Ela e o marido decidiram oficializar a união no início do ano.  A retomada também foi observada em matrimônios homoafetivos, com um aumento de 35,2%. No total, em 2021, foram realizadas 629 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 465.

 

 

O aumento das cerimônias coincide com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e diminuição do número de óbitos causados pela doença no Rio. Apesar disso, os protocolos de segurança sanitária seguem mantidos nos cartórios, como o limite de pessoas, o distanciamento, a exigência de máscara e distribuição de álcool em gel.

 

 

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos, compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um deles com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento.

 

 

Fonte: BandNews FM

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
marca-arpen