Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Garagem360 – CNH pode ser emitida por cartórios no RJ; saiba como fazer

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) assinaram convênio para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cartórios de registro civil do Estado. 

 

O atendimento ao público teve início na última quarta-feira (25) em 16 cartórios localizados em diversos pontos do Estado, como os bairros do Catete, Botafogo, Ilha do Governador, Centro, Barra, São Cristóvão e Santa Cruz, na capital, além dos municípios de Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Maricá, Duque de Caxias e Nova Friburgo.

 

O objetivo é ampliar o atendimento à população e reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia de Covid-19.

 

O convênio entre Detran.RJ e Arpen-RJ é respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Até o mês que vem, com a adesão de novos cartórios, a estimativa é que estejam sendo emitidas cerca de 30 mil CNHs por mês.

 

“O Detran.RJ quer facilitar, cada vez mais, a vida dos cidadãos fluminenses, seja em serviços digitais ou presenciais. Já oferecemos a carteira de identidade digital para a população, além do Posto Digital, que viabiliza diversos serviços para os proprietários de veículos com o uso de celular ou computador”, enumera o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

 

“Ao disponibilizarmos os cartórios como postos de atendimento, cresce a capilaridade e também a agilidade na emissão das carteiras, já que não haverá necessidade de agendamento”, destaca o presidente da Arpen-RJ, Humberto Monteiro da Costa. “Estamos empenhados em tornar os cartórios cada vez mais em Ofícios da Cidadania, facilitando a vida do cidadão no que diz respeito aos atos mais primordiais da vida civil”, afirma.

 

Como fazer

O usuário não precisará realizar agendamento para o atendimento. Basta chegar ao cartório com os seguintes documentos: carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência. 

 

O Documento Único de Arrecadação (Duda) deverá ser pago previamente no banco Bradesco. Pelo serviço, os cartórios cobrarão uma taxa de conveniência (extra) de R$ 44,30.

 

Fonte: Garagem 360

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
marca-arpen