Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Jornal Terceira Via – Cartórios de Campos registraram mais de mil crianças sem o nome paterno na pandemia

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Número é record e representa 7% dos recém-nascidos no município

 

GERAL POR ASCOM 4 DE ABRIL DE 2022 – 12h59

 

Dados levantados pelos Cartórios de Registro Civil de Campos mostram que nos dois anos de pandemia, mais de mil crianças campistas foram registradas somente com o nome da mãe na certidão de nascimento. O número, que representa 7% dos recém-nascidos no município, ganha ainda mais relevância quando os últimos dois anos apontaram a menor quantidade de nascimentos na cidade. Além disso, os reconhecimentos de paternidade registraram queda quando comparados a 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19.

 

Em números absolutos, 1.119 recém-nascidos em 2020 e 2021 foram registrados com apenas o nome da mãe em sua certidão de nascimento, sendo 580 no primeiro ano de pandemia, e 539 no segundo ano. Os recordes são verificados justamente no ano em que houve os menores números de nascimentos desde o início da série histórica dos Cartórios, em 2003, totalizando 7.929 registros em 2020 e 7.823 em 2021.

 

Outra queda verificada nos Cartórios de Registro Civil de Campos dos Goytacazes mostra que os reconhecimentos de paternidade sofreram uma diminuição em meio à crise sanitária, passando de 7 em 2019 para 1 em 2020, e nenhum em 2021.

 

Os dados constam nos dois novos módulos – “Pais Ausentes” e “Reconhecimento de Paternidade” – que acabam de ser lançados no Portal da Transparência do Registro Civil, plataforma nacional, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne os dados referentes aos nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 168 Cartórios de Registro Civil do Rio de Janeiro, distribuídos em todos os municípios e distritos do Estado.

 

Fonte: Jornal Terceira Via

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
marca-arpen