Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Meia Hora – Casamentos entre pessoas do mesmo sexo quadruplicam em dez anos no Rio

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Rio – Após dez anos desde a autorização para que os cartórios de registro civil do Rio realizem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o registro de matrimônios entre casais homossexuais cresceu quatro vezes no estado. Por ano, são celebradas 626 uniões, sendo 57,5% delas são entre casais femininos e 42,5% delas entre casais masculinos.

Segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), o Rio registrou, até abril de 2023, 6.574 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2019, ano com o recorde de uniões, aconteceram 978. Durante este ano, já ocorreram 306 casamentos.

Mulheres lideram

Os matrimônios entre casais femininos representam 57,5% do total de casamentos homoafetivos no Rio de Janeiro, tendo sido realizadas 3.783 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 568 cerimônias, aumento de 21% em relação ao ano anterior.

Já os matrimônios entre casais masculinos representam 42,5% do total de casamentos homoafetivos no Rio de Janeiro, tendo sido realizadas 2.791 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 404 cerimônias, aumento de 51% em relação ao ano anterior.

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um dos nubentes para dar entrada na habilitação do casamento. Devem estar de posse da certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha do local de celebração pelos noivos – em diligência ou na sede do cartório.

 

Fonte: Meia Hora

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin