Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Conarci Acadêmico abre o XXVIII Congresso Nacional do Registro Civil nesta quinta-feira (13)

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Evento de caráter científico deu início ao primeiro dia do evento, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro, em São Paulo

 

 

Teve início o XXVIII Congresso Nacional de Registro Civil (Conarci 2022) na manhã desta quinta-feira (13), organizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).

 

 

Realizado na cidade de São Paulo, o primeiro dia do Congresso contou com a apresentação do Conarci Acadêmico, primeira edição do evento de caráter científico que visa destacar artigos acadêmicos submetidos por registradores civis, advogados e jursitas de todo o país sobre temas voltados aos temas: RCPN e os novos modelos familiares; RCPN, os Direitos da Personalidade e a Inclusão; RCPN e o Direito Internacional; e RCPN e o mundo pós-pandemia: desafios tecnológicos.

 

 

Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil e da Arpen/SP, realizou a abertura oficial do Conarci Acadêmico dizendo que o evento é “um sonho que está sendo realizado”. “O Registro Civil deve servir ao cidadão com o melhor serviço, pois está presente na vida de todos”, enfatizou Fiscarelli.

 

 

O registrador civil em São Paulo lembrou a importância do conhecimento e da atualização profissional na atuação do oficial de registro civil. “Agradeço a presença de todos e a participação de tantas pessoas para que este evento chegasse em sua efetivação”, finalizou.

 

 

O presidente da Arpen-Brasil passou a palavra ao coordenador-geral do Comitê Científico do Conarci Acadêmico, o professor doutor titular de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Ferraz de Campos Monaco, que comentou sobre a análise dos artigos submetidos. “Nós fizemos a avaliação dos trabalhos com grande afinco. E foi com muita dor e peso no coração que tivemos que rejeitar os demais artigos”, disse.

 

 

O juiz de Direito de São Paulo, doutor Alberto Gentil de Almeida Pedroso, vice-coordenador do Comitê, também participou da abertura do evento, enfatizando a importância da profissão do registrador civil: “Ele sempre foi o guardião do centro da vida de cada um de nós”.

 

 

“O objetivo do Conarci Acadêmico foi valorizar o pensamento, a área acadêmica”, enfatizou o juiz. “Aqui em São Paulo, local de minha atuação, alguns provimentos surgiram a partir de estudos acadêmicos, o que mostra a relevância do tema”, completou.

 

 

Em sequência, teve a palavra Wilson Lewy, advogado e coordenador da Escola de Escreventes, projeto do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), que anunciou o lançamento da Escola do Registro Civil, projeto criado pela Arpen-Brasil, em parceria com a Arpen/SP, pensado no registrador civil das pessoas naturais.

 

 

“Estou muito feliz em trazer essa novidade, sonhada e trabalhada por inúmeros integrantes”, disse Lewy. “O conhecimento emancipa. O futuro do extrajudicial se baseia no estudo, e cada vez mais o registrador civil mostra seu comprometimento com o conhecimento”.

 

 

Fonte: Arpen Brasil

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin