Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Defensoria terá posto móvel de atendimento no IML de Petrópolis

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro estará nesta quinta-feira (17), das 9h às 17h, com uma van no Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis. O veículo estará equipado para atendimento aos familiares e vítimas das fortes chuvas que deixaram mais de 70 mortos na cidade nesta terça-feira (15). A equipe estará em contato com o IML, cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Ministério Público e Tribunal de Justiça para agilizar o fluxo entre reconhecimento, registro do óbito e sepultamento. O objetivo é tentar minimizar, na medida do possível, o sofrimento dos familiares.

 

“A nossa preocupação no primeiro momento é com o reconhecimento e sepultamento célere até por se tratar de uma questão sanitária. Em um segundo momento, estaremos prontos para atender todas as demandas da população carente e vulnerável, desde segunda via de documentos pessoais eventualmente perdidos até qualquer outra demanda, inclusive declaração de ausência”, explicou a defensora do 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, Luciana Lemos.

 

Nesta quarta-feira (16), a Defensoria participou de reuniões com a Procuradoria Geral do Município e as secretarias de Assistência Social do Estado e do Município para tratar do acolhimento dos desabrigados. Defensores acompanharam também com a concessionária de energia o restabelecimento do abastecimento nas áreas atingidas. Segundo a empresa, cerca de 15 mil pessoas estavam sem energia até a tarde de ontem, inclusive uma escola onde estão cerca de 300 desabrigados.

 

A Defensoria Pública do Rio está ainda realizando atendimentos individuais de forma remota pelo telefone 129, além de estar com postos de atendimento presencial na cidade nos endereços abaixo.

 

Campanha solidária

A instituição, em conjunto com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj) e sua Ouvidoria Externa, também está promovendo uma campanha para a arrecadação de materiais básicos para as vítimas das tragédias.

Podem ser doados itens de higiene pessoal, limpeza, alimentos e roupas infantis e adultos, além de água potável, máscaras e álcool em gel. Um dos pontos de arrecadação fica na sede administrativa da Defensoria Pública – Avenida Marechal Câmara, nº 314, portaria, centro do Rio.

Endereços de atendimento para casos de urgência em Petrópolis:

-NPAs Centro
Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 254, Centro, Petrópolis.

-Fórum do Centro
Avenida Barão do Rio Branco, 2001, Centro, Petrópolis.

-Fórum de Itaipava
Estrada União e Indústria, 9900, Itaipava, Petrópolis.

-NPA Itaipava
Estrada União e Indústria, 11860, Itaipava, Petrópolis.

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin