Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Diário do Rio – Projeto de lei quer proibir cartórios de registar menores de 18 anos como ‘não binaries’

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A medida é de autoria do deputado estadual Filippe Poubel e não permite registro nem mesmo em caso de autorização dos pais

 

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) quer proibir cartórios de registar menores de 18 anos como ‘não binaries’, com sexo diferente do masculino ou feminino. A proposta foi apresentada pelo deputado Filippe Poubel (PSL) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (02/02).

 

A medida é uma reação à decisão da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em parceria com a Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça, que autoriza pessoas, que não se identificam como homem ou mulher, a alterar suas certidões de nascimento diretamente nos cartórios para “não binaries”. De acordo com o projeto de lei, a proibição não pode ser alterada ainda que com o consentimento dos pais, mesmo que expressa e formalmente.

 

Segundo o deputado autor da medida, o projeto de lei não cerceia o direito ao livre desenvolvimento da personalidade do indivíduo e sua identificação de gênero.

 

“Não podemos permitir que adultos, muitas das vezes influenciados por modismos, antecipem etapas do amadurecimento e construção da personalidade de uma criança. Creio em Deus e a ciência demonstra que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino. A simples identificação da criança ou adolescente com o universo do sexo oposto não a classifica como apta para mudar o gênero, receber tratamento hormonal ou até mesmo sofrer uma intervenção cirúrgica irreversível”, alega Filippe Poubel no texto do projeto de lei.

 

Fonte: Diário do Rio

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin