Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

ON-RCPN libera módulo do sistema FIC para início dos pagamentos

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Primeiro repasse, referente aos emolumentos percebidos no período de 1º a 31 de janeiro de 2024, deve ser feito pelo home.registrocivil.org.br até o último dia útil de fevereiro

 

Operador Nacional do Registro Civil do Brasil (ON-RCPN) disponibiliza aos registradores civis de todo o Brasil o módulo do sistema de FIC para pagamento dos repasses obrigatórios previsos pela Lei 14.382/2022, regulamentada pelo Provimento nº 139 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Assista aqui o vídeo com o passo a passo.

 

O primeiro repasse destinado ao Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico do Registro Civil das Pessoas Naturais (FIC-RCPN) será referente aos emolumentos percebidos no período de 1º a 31 de janeiro de 2024, e deverá ser feito pelo site home.registrocivil.org.br até o último dia útil do mês de fevereiro (29.02).

 

O ON-RCPN foi constituído com a finalidade de implantação do Registro Civil Eletrônico, nos termos da Lei 14.382/2022, regulamentada pelo Provimento 139 do CNJ. O órgão integra o ONSERP, responsável por promover a implantação, a manutenção e o funcionamento do Sistema Eletrônico de Registros Públicos – Serp.

 

Instituído pelo Provimento CNJ n. 159/2023, o FIC-RCPN dará sustentação à implementação e ao funcionamento do Serp. A cota do Fundo, devida mensalmente, corresponde a 1,5% da receita obtida pelos atos praticados pelos oficiais, abrangendo emolumentos de registro civil, serviços autorizados por convênios, credenciamentos e matrículas, além de valores recebidos a título de complementação de renda.

 

Como efetuar o pagamento

  1. Acesse https://home.registrocivil.org.br;
  2. Faça a autenticação por meio do IdRC;
  3. Escolha o ícone do FIC;
  4. Selecione o campo “Gerar nova cota”;
  5. Preencha os dados para calcular o valor da sua cota;
  6. Clique em “Gerar boleto”;
  7. Faça o pagamento.

 

É possível acompanhar, no painel, as cotas que já foram pagas e as que ainda estão pendentes. Inicialmente, o Oficial será o responsável por acessar o painel do FIC. Após o primeiro acesso, poderá passar o privilégio para quem quiser.

 

Importância do investimento

 

O ON-RCPN enfatiza a importância desse investimento para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, destacando que a modernização é um pilar fundamental na evolução contínua dos registros civis eletrônicos. A entidade ainda reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade financeira na gestão do FIC-RCPN.

 

O ON-RCPN convoca os oficiais de registro civil das pessoas naturais a se engajarem ativamente na transformação digital. A participação é essencial para o sucesso e a efetividade na promoção da modernização e qualidade nos serviços de Registro Civil em todo o país.

 

Ainda está com dúvidas? Mande um e-mail para [email protected]

 

Fonte: ON-RCPN

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin