Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Presidente do TJ do Rio e ministro Luis Felipe Salomão visitam obras do Centro de Atendimento à População de Rua

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em parceria com diversos órgãos públicos e filantrópicos, o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua será inaugurado no Dia da Justiça, 8 de dezembro. A data foi definida pelo presidente do TJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, durante visita às obras do espaço, na tarde desta quinta-feira (26/10).

O imóvel onde será realizado o projeto foi disponibilizado pelo Governo do Estado e está localizado na Rua Senador Pompeu s/n (antigo Restaurante Popular da Central do Brasil). O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso da população de rua aos serviços públicos, especialmente à Justiça, de maneira a promover a reinserção social e o pleno exercício da cidadania. A ideia é oferecer um atendimento acolhedor, humano e desburocratizado.

“Desde que assumi a presidência do TJ, tinha em mente que o tribunal não pode somente julgar. O TJ do Rio tem responsabilidade social. Este é um projeto pioneiro que, tomara Deus, vai ser exemplo e se espalhar Brasil afora”, afirmou o presidente Ricardo Rodrigues Cardozo.
Durante a visita, as desembargadoras Renata Cotta e Renata França explicaram ao presidente do TJ e ao ministro detalhes do projeto, além de apresentar as instalações. O ministro Luis Felipe Salomão destacou que o Centro atende a Resolução 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda aos tribunais que adotem medidas pragmáticas para o acesso à Justiça da pessoa em situação de rua.

“Esse Centro de Atendimento, ancorado pelo TJ do Rio, prestará serviços para uma população que é necessitada e invisível, excluída pela sociedade. É o primeiro tribunal a dar esse passo marcante no sentido de resgatar a cidadania e a dignidade das pessoas em situação de rua. Estou encantado com o espaço”, declarou.

Também participarão dessa prestação de serviços os Tribunais Regional do Trabalho, Federal e Eleitoral; o Comando Militar do Leste; os Ministérios Públicos Federal, e Estadual; a OAB; Defensoria Pública; o Detran-RJ; a Receita Federal; o Instituto Nacional de Seguridade Social; a Fundação Leão XIII e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), o Governo e a Prefeitura do Rio, e a Fundação Leão XIII.

Estiveram presentes na visita às instalações, além dos citados, os desembargadores do TJRJ Agostinho Teixeira e Vitor Marcelo Rodrigues, a juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop) André Luis Ribeiro Braga, a presidente da Fundação Leão XXIII Luciana Calaça e o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira.

Fonte: TJRJ

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin