Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Rádio Tupi FM – Nos últimos 5 anos, mais de 59 mil crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão no RJ

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dados são da Central de Informações do Registro Civil

 

PUBLICADO ÀS 09:34:48 – 02/03/2022

 

POR REDAÇÃO TUPI

 

Entre 2016 e 2021, foram registradas 59.316 crianças no estado do Rio sem o nome do pai. Os dados são da Central de Informações do Registro Civil. De acordo com um levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), entre 2016 e 2021, O RJ é o terceiro do país com maior número de registrados apenas com o nome da mãe.

 

Com o objetivo de mudar esse cenário, o Colégio Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) lançou, com a participação de todas as Defensorias do país, a campanha “Meu Pai Tem Nome”, que oferecerá serviços de atendimento jurídico, educação em direitos e exames de DNA gratuitamente no dia 12 de março.

 

No Rio de Janeiro, a ação ocorrerá na Rua João Fernandes Neto, 409, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Para participar do projeto, as pessoas interessados precisam se inscrever através do formulário até o dia 7 de março. Ao todo, são oferecidas 100 vagas.

 

O objetivo da ação é atuar na solução de conflitos que envolvem o reconhecimento de paternidade e promover educação em direitos para o exercício da parentalidade responsável com uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação.

 

O Rio de Janeiro registrou 1,2 milhões de nascimentos e 4,6% dos bebês não tiveram o reconhecimento da paternidade no registro de nascimento. Em 2021, foi registrada a menor taxa de nascimentos durante o período analisado, com cerca de 192,5 mil, e também a maior porcentagem de crianças registradas sem o nome do pai (6,9%). Em 2022, já são 27.140 nascimentos e 2.008 registros sem filiação paterna.

 

Fonte: Rádio Tupi FM

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin