Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Arpen/RJ participa da 2ª Semana Nacional do Registro Civil no Rio de Janeiro

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Com o objetivo de proporcionar o exercício da cidadania a centenas de pessoas em situação de rua, egressos do sistema penitenciário e povos indígenas, associação marca presença no Registre-se! até a próxima quinta-feira, com emissão de segundas-vias de nascimento e casamento

 

Cerca de 500 atendimentos por dia. Esta é a estimativa de pessoas que serão atendidas durante a 2ª Semana Nacional do Registro Civil, o “Registre-se!”, que acontece até o dia 17 de maio no Rio de Janeiro. Além de atender à população indígena e egressos do sistema prisional, a Arpen/RJ estará presente na ação que ocorre na Praça do Expedicionário, ao lado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, até o dia 16/05, para recepcionar a população socialmente vulnerável da capital.

 

Neste primeiro dia de atendimento (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso visitou o local acompanhado do presidente do TJ/RJ. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e dos Cartórios de Registro Civil do Estado.

 

Desde as 8h da manhã, a equipe de registradores atua ao lado da presidente, Alessandra Lapoente, titular do 2º RCPN da Capital. Entre eles, Carolina Cruz Teixeira Carmo, vice-presidente de Políticas Sociais da Arpen/RJ e titular do 1º RCPN de Maricá; Raquel Vieira Abraão Rezende, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Arpen/RJ e Registradora do RCPN do 1º Distrito de Angra dos Reis; Izabel Cristina Alves Vieira, Registradora do 1º Distrito de Itaperuna; Alexandra Bank, substituta do 1º RCPN da Capital; Priscilla Machado Soares Milhomem, titular do 4º RCPN da Capital/RJ; Alan José dos Santos Borges, titular do 5º RCPN da Capital; e Alaor Mello, titular do 9º RCPN da Capital.

 

Escreventes dos cartórios também integram a equipe auxiliando na emissão dos documentos e atendendo quem aguardava por atenção. Ainda participam, até a próxima quinta-feira, Rafael Morais e Laissa Salles, do 1º RCPN da capital; Renan Coelho e Sérgio de Andrade, do 3º RCPN da capital; Lavínia Teixeira, do 4º RCPN; Matheus Raimundo, do 9º RCPN; Felipe Lima e Arthur da Silva, do 11º RCPN; Mauro Corrêa, colaborador da Arpen/RJ; e Otávio Tardelli, do Funarpen.

 

No fechamento desta terça-feira, a Arpen/RJ contabilizou a solicitação de mais de 250 certidões. Até a próxima quinta-feira, a expectativa é que este número triplique. “Estou muito feliz agora que tenho um documento. Eu moro na rua, mas ainda assim sou alguém, tenho algo com meu nome”, afirma Marli da Conceição da Silva, uma das primeiras pessoas a receber sua certidão de casamento.

 

Contando com o documento para voltar para sua cidade de origem, Rosevaldo da Silva também recebeu sua certidão, que pretende levar para a esposa que o aguarda em Natal, no Rio Grande do Norte. “Eu fui assaltado e precisava tirar essa segunda via. Para coisas de trabalho, a gente precisa desses documentos, então está sendo muito importante pra mim estar aqui hoje e sair com ele em mãos. Preciso encontrar minha esposa em Natal, que também está precisando dele”, comenta Rosevaldo.

 

Andreia Santos faz um desabafo acalorado. “Esse documento é tudo pra mim. Eu não vou mais passar vergonha quando a polícia me abordar e me chamar de analfabeta ou falar que eu não sou ninguém e à toa me levar pra delegacia. Agora eu sou alguém”, comenta.

 

Primeiro dia do “Registre-se!”

 

No primeiro dia da ação, 13/05, a Arpen/RJ realizou a solicitação de mais de 150 segundas vias de certidões, que foram entregues a egressos do sistema penitenciário no Instituto Penal Evaristo de Moraes, localizado em São Cristóvão, zona Norte do Rio.

 

O “Registre-se!” acontece até o dia 17/05, mas a Arpen/RJ estará até a próxima quinta-feira, dia 16/05, na Praça do Expedicionário, atendendo para emissão de segundas vias de certidão de nascimento e casamento. Entre outros serviços, há ainda atendimentos para atualização do CADÚnico, BPC, tarifa social e bolsa família; orientação jurídica e encaminhamento de serviço da Secretaria de Ação Social.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RJ

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin