Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Presidente da Arpen/RJ participa de evento em homenagem aos aprovados no LIX Concurso

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Evento reuniu antigos e novos delegatários e foi marcado por presenças ilustres em local icônico no Rio de Janeiro, a Casa Julieta de Serpa

 

Uma noite para ficar marcada na história da atividade extrajudicial do Rio de Janeiro aconteceu nesta segunda-feira, dia 27/05, na Casa Julieta de Serpa, um dos locais mais icônicos e históricos da cidade. Cerca de 200 pessoas, entre novos e atuais delegatários de serventias extrajudiciais do Rio de Janeiro, se reuniram no salão com arquitetura ao estilo neoclássico francês, construído em 1920 e tombado pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura em 1997. Alessandra Lapoente, presidente da Arpen/RJ – Associação de Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro – marcou presença junto à diretoria da associação.

 

Entre os registradores civis do estado, estiveram presentes Marilis Brum, vice-presidente da associação fluminense, e Raquel Abraão, registradora em Angra dos Reis e vice-presidente de Tecnologia da Informação da Arpen/RJ.

 

A extensa lista de presenças ilustres incluiu o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Rodrigues Cardozo, a desembargadora Denise Nicoll Simões, presidente do LIX Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações das Atividades Notariais e/ou Registrais do Estado do Rio de Janeiro, além dos decanos Léo Almada e Márcio Braga, e Stênio Cavalcanti e Alan Borges, presidentes da Anoreg/RJ e do Sinoreg/RJ, respectivamente. O evento foi marcado pela energia da renovação e de uma nova fase de diálogo entre a justiça e a via extrajudicial, que se complementam e tornam mais ágeis as demandas da sociedade.

 

A registradora e também Relações Públicas da Anoreg/RJ, Monica Moreira de Bivar, fez as honras e abriu a sessão de homenagens, convidando a desembargadora Denise Nicoll Simões a subir as belas escadas adornadas por metais dourados da Casa Julieta de Serpa para receber uma singela homenagem das associações. Em seguida, o presidente do Tribunal de Justiça do RJ, Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu das mãos do presidente da Anoreg/RJ, Stênio Cavalcanti, a medalha Pero da Costa, primeiro tabelião brasileiro nomeado em 1565 pelo então governador geral do Brasil, Mém de Sá.

 

Durante a apresentação, Mônica enfatizou a criação do Novo Código de Normas e sua importância para a atualização dos atos extrajudiciais. O estabelecimento do novo regimento é tido como algo inovador e avançado, e se tornou uma referência para a prática da atividade em todo o país.

 

“É uma honra recebermos aqui hoje o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, responsável por este nosso Novo Código de Normas, e que possamos praticar exaustivamente essas novas normas, a partir deste novo código de normas vanguardista e necessário”, comentou Monica.

 

Stênio Cavalcanti, em seguida, enalteceu a presença dos desembargadores presentes, um deles cuja filha foi aprovada no concurso. “Estamos muito felizes em poder fazer essa integração. Acredito que as lideranças devem aglutinar, promover união, reunir a todos em prol de uma visão comum. Nós temos o presidente do TJRJ aqui conosco, que foi corregedor e quem abriu as portas da corregedoria para o diálogo, a compreensão, e para chegar sempre a situações de interesse mútuo, social e coletivo, e a gente sempre conseguiu conduzir muito bem”, destacou o presidente da Anoreg/RJ.

 

Fernanda Sitônio, vice-presidente da associação, foi convidada por Stênio a entregar a homenagem à desembargadora Denise Nicoll Simões. “Estamos aqui hoje comemorando e festejando o final do concurso. Sete anos de concurso! Precisamos de muita coragem, determinação e acreditar que realmente alguém teria que ter o pulso para alterar o nosso código de normas, trazendo algo mais modernizado, que cria facilidade para os cartórios e para nós, que fomos finalmente enaltecidos através do nosso papel. E hoje a homenagem é para vocês, que conseguiram dar um final feliz para os candidatos. Esperamos em breve a abertura de um novo edital”, comentou a vice.

 

A desembargadora Denise Nicoll Simões, presidente da Comissão do 59º concurso público LIX Concurso Público de Provas e Títulos para a Outorga das Delegações das Atividades Notariais e/ou Registrais do Estado do Rio de Janeiro, discursou sobre a finalização do concurso. “Quero parabenizar a todos os candidatos que se mantiveram com a intenção de continuar dentro do concurso, estudando e firmes até o final, esse tempo todo e chegaram até aqui. Acredito que nós, eu e o presidente, estamos mais satisfeitos que vocês por termos conseguido terminar esse trabalho”, comentou Denise.

 

Homenageado com a medalha Pero da Costa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Rodrigues Cardozo, falou sobre a emoção de conseguir concluir o concurso e sobre a responsabilidade que terão estes novos delegatários à frente das serventias para a sociedade. “Agradeço muito a homenagem, é uma honra receber essa medalha. Fico muito contente”, afirmou.

 

Sobre o Novo Código de Normas, o presidente destacou que, quando assumiu a corregedoria, sentiu a necessidade de alterá-lo e, por isso, mobilizou um grupo de trabalho para tal. “Temos um NCN atualizado, moderno, que tem servido como base e modelo para o CNJ. Com toda certeza, é uma marca de orgulho que vou carregar para sempre. Cheguei à presidência e agora tive a atribuição de conduzir o concurso. Tive a surpresa de saber que este concurso estava sendo conduzido há sete anos. É muito tempo! Convoquei a desembargadora Denise e estabelecemos um compromisso de findá-lo. Fizemos o trabalho de realizá-lo, e eu fico muito contente que conseguimos concluí-lo. A minha vontade era já determinar a abertura de um novo concurso. Não garanto quando será, mas prometo já deixar aberto este canal. Precisamos oferecer novas vagas, novos delegatários, pois a responsabilidade é muito grande”, comentou o presidente.

 

Justiça e o futuro

 

O presidente aproveitou o ensejo para falar sobre como a justiça e a via extrajudicial se complementam e precisam andar juntas para uma sociedade mais justa e ágil.

 

“A justiça se moderniza o tempo todo e ganhou outros caminhos neste cenário tão litigioso. Para isso, é preciso repassar a responsabilidade, e os senhores estão aptos a nos ajudar na mediação por uma justiça mais célere. Precisamos entender que a população vê a justiça como um pacote: o tribunal, os cartórios, para eles é tudo um só. Então, conto com vocês para caminharmos nesse sentido, evitando litígios e atuando de forma a fazer jus ao que a atividade protagoniza, que é a via ‘extra’ judicial”, completou.

 

Para os novos delegatários, ele enalteceu que a “atividade é de interesse público, é uma atividade pública, em que o estado transfere a vocês atividades essenciais, confiando que prestem os serviços com integridade e determinação. Desejo muito sucesso pela frente e que a atuação seja baseada no compromisso com a sociedade, realizada corretamente e com honestidade. Saibam que é preciso trabalhar de forma honesta, pois só assim vocês conseguirão angariar apoio para outros compromissos. Podem contar com o nosso apoio nesse sentido. Me sinto honrado em estar aqui hoje e sigo aberto ao diálogo. O que eu puder fazer para melhorar os serviços extrajudiciais, contem sempre comigo”, finalizou o presidente do TJRJ.

 

Entre os convidados que compõem a diretoria da Anoreg/RJ, estiveram presentes a delegatária do Ofício Único de Macuco, Mariana Lauria; a tabeliã e registradora Maria Emília Ururahy, do 3º Ofício de Resende; e Thaís Viegas, delegatária do 4º Ofício de Justiça de Campos dos Goytacazes.

 

Além de registradores e notários que atuam nos 92 municípios do estado, estiveram presentes no evento os presidentes das associações CNB/RJ – Colégio Notarial do Brasil – seção Rio de Janeiro, José Renato Vilarnovo; Sérgio Ávila, presidente da ARIRJ – Associação de Registradores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro; Humberto Monteiro da Costa, presidente do FUNARPEN; e Celso Belmiro, presidente do IEPTB-RJ – Instituto de Estudos de Protesto Brasileiro do Rio de Janeiro.

 

Aos interessados em ter acesso, as fotos do evento disponíveis no link. 

 

Fonte: Assessoria de comunicação – CNB/RJ.

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin